Semana5/ESC7 MARX E ENGELS


Karl Marx, foi fundamental para o início da ciência que estuda o homem e seu meio social. Ele juntamente com seu amigo e colaborador Friedrich Engels, criticaram duramente a SOCIEDADE DA ÉPOCA.
Em um documento intitulado o MANIFESTO COMUNISTA expuseram a sociedade capitalista, opressora do proletariado, que valoriza o poder, o dinheiro, as posses materiais em detrimento do ser humano. Segundo Marx e Engels, uma sociedade justa é uma sociedade onde não há propriedade privada com subjugação de trabalho alheio, tão pouco divisão de classes sociais.
As idéias revolucionárias de Marx e Engels foram criticadas por alguns, como os filósofos KARL POPPER e ERIC VOEGELIN, dizendo que Marx foge da realidade quando esta o incomoda, criando o seu ideal particular de sociedade.
Sem dúvida que, para aquela época vivida por Marx e Engels, devia ser difícil visualizar uma sociedade como a proposta por eles. Porém na atualidade vemos experiências de sociedades comunistas. Contudo estas sociedades carregam o referencial filosófico e político, mas mantém uma idéia de isolamento e auto-suficiência, que vai na contramão atual da globalização, o que tem parecido ser essencial para a sobrevivência da humanidade.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home